• Instagram
  • Facebook ícone social

Prezados,

 No próximo dia 17 de setembro de 2019 será celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Neste dia, a Organização Mundial da Saúde (OMS), através de seus estados-membros, lançará uma campanha mundial para promover a conscientização sobre a segurança do paciente, demandando que todos mostrem seu engajamento em tornar o cuidado de saúde mais seguro para os pacientes.

 

 O tema da campanha, escolhido pela OMS, é Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde, e o slogan “Fale pela Segurança do Paciente” (tradução da SOBRASP para “Speak up for Patient Safety”.)

 

 A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP), visando uma campanha robusta e abrangente no Brasil, sugere uma mobilização conjunta de associações/ sociedades técnico-científicas, profissionais, instituições governamentais ou não, empresas prestadoras de serviços de saúde e demais organizações comprometidas com a Segurança do Paciente.

 

 Uma de nossas propostas é a adoção de uma tradução comum para o slogan adotado pela OMS. Estamos sugerindo a seguinte tradução: Fale pela Segurança do Paciente.

 Também sugerimos a adoção das hashtags sugeridas pela OMS: #DiaMundialdaSegurançadoPaciente, #SegurançadoPaciente, além claro da #FalepelaSegurançadoPaciente, e as específicas de cada organização).

 Sugerimos a priorização das seguintes atividades entre as sugeridas pela OMS:  

  1. Elaboração de vídeos curtos (1 minuto) com pacientes, profissionais de saúde e gestores falando sobre a Segurança do Paciente e o seu engajamento.

  2. Iluminação de prédios/jardins ou estátuas com as cores da campanha (ainda a serem divulgadas).

  3. Realização de atividade em sua unidade de saúde, seja ela hospitalar, ambulatorial, atenção primária, SADT, entre outros, no Dia Mundial da Segurança do Paciente - 17 de setembro, que busque juntar pacientes e familiares, profissionais, gestores, além de outras partes interessadas.

  4. Divulgar uma nota apoiada nas informações da OMS sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente nas redes sociais.

  5. Escolher pelo menos uma estória de envolvimento de profissionais e/ou de pacientes na Segurança do Paciente e buscar divulgar na imprensa, rádio e televisão, além de canais na Internet.

  6. Homenagear pelo menos um profissional que tenha se destacado pelo envolvimento com a Segurança do Paciente.

  7. Se possível, produzir uma camiseta ou um brinde sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente.

  8. Utilizar os cartazes da OMS sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente.

 

 A OMS divulgou os elementos essenciais da Campanha – Dia Mundial da Segurança do Paciente no link https://www.who.int/campaigns/world-patient-safety-day/campaign-essentials/      

 Segue em anexo o documento (Campaign essentials) acima traduzido pela SOBRASP.

A cor adotada para iluminação de jardins, fontes de água, prédios será a cor laranja.

 A OMS pede que daqui até o dia 17 de setembro os serviços de saúde e organizações de saúde que forem realizar atividades relativas ao Dia Mundial da Segurança do Paciente comuniquem ao endereço patientsafety@who.int pois eles estão organizando um mapa interativo de atividades. Aos que quiserem, podem usar o endereço contato@sobrasp.org.br ou o contato do PNSP/MS segurançadopaciente@saude.gov.br

 Colocamo-nos à disposição como Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) para organizarmos juntos iniciativas voltadas ao Dia Mundial da Segurança do Paciente. 

Antecipadamente grato

Victor Grabois

Presidente da SOBRASP

Download Gratuito de Materiais