CURSO: Estratégias de gestão para o Núcleo de Segurança do Paciente: transformando dados em diretrizes

CURSO: Estratégias de gestão para o Núcleo de Segurança do Paciente: transformando dados em diretrizes 


CARGA HORÁRIA 

O Curso tem duração de 8 horas, com dois encontros, um na sexta-feira à noite e o outro no sábado de manhã. 


DATAS E HORÁRIOS

 28/08 (18h às 22h) e 29/08 (8h às 12h)


LOCAL

 Online - Plataforma Zoom.


PÚBLICO-ALVO

profissionais, com qualquer formação, cuja atuação apresente alguma interface com o gestão preventiva de riscos nos serviços de saúde.


OBJETIVO GERAL

Capacitar os participantes a organizar e analisar as informações provenientes das diversas fontes e atividades institucionais, estruturando o direcionamento de atuação do NSP e sua forma de monitoramento, de modo a instrumentalizá-lo para a gestão da segurança do paciente.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

28/08/2026 das 18 às 22 hs — Construindo a Estratégia: da Análise à Negociação

Condução: Paola Andreoli e Cassiana Prates

1. Quais informações analisar antes de elaborar as diretrizes

• Diagnóstico situacional: dados de notificação, indicadores assistenciais, cultura de segurança, resultados de auditorias e visitas técnicas.

• Mapeamento dos riscos prioritários da instituição.

2. Correlacionando dados com a realidade institucional

• Como transformar informação em argumento estratégico para a tomada de decisão.

3. Negociação com a direção do serviço

• Como apresentar a proposta de diretrizes e do PSP como pauta estratégica institucional, e não apenas técnica ou regulatória.

• Argumentação a partir de resultados, riscos e sustentabilidade das ações.

• Pontos de atenção: governança, autonomia decisória e alocação de recursos.

4. Estratégias de elaboração das diretrizes

• Passo a passo para uma construção participativa.

• Formatos possíveis de diretrizes e do Plano de Segurança do Paciente.

• Ferramentas para monitoramento e controle das melhorias.


29/08/2026 das 08 às 12 hs — Experiências em Diálogo: Diferentes Contextos, Diferentes Estratégias

• Experiência de hospital privado: Marília Correa - Executiva de Gestão Estratégica da Qualidade, Segurança Assistencial e Acreditação em Saúde – Rede Mater Dei (RS)

• Experiência de hospital público: Roxana Siqueira - Chefe do Setor de Gestão da Qualidade e coordenadora do NSP - Hospital Universitário da UFPI (PI)

• Experiência da medicina diagnóstica: Fernanda Marques – Coordenadora Qualidade e NSP – DASA (SP)

• Experiência da atenção básica: Bianca Feracine Alvares – Gerente EMAD e da UBS Jardim Japão - SPDM Afiliadas (SP)


Formato online: participe de onde estiver. O curso ficará gravado por 30 dias.

Inscrições: Até dia 27/08/2026 .


Valores: Associados R$ 100,00

Não-sócios ou não-adimplentes R$ 250,00


 Garanta sua vaga.