qua., 25 de set. | FEHERJ - Federação dos Hospitais e Estab

A segurança do paciente em ambientes de saúde: conceitos, gestão e a dimensão da arquitetura

Este encontro de discussão traz três profissionais de áreas diversas (assistencial, gestão e qualidade e arquitetura para ambientes de saúde), pontuando áreas de encontro de saberes distintos, em prol da qualificação dos ambientes para conforto e segurança do paciente.
A inscrição está fechada
A segurança do paciente em ambientes de saúde: conceitos, gestão e a dimensão da arquitetura

Horário e local

25 de set. de 2019 14:00 – 18:00
FEHERJ - Federação dos Hospitais e Estab, Edifício Rio Branco - Av. Rio Branco, 257 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20040-009, Brasil

Sobre o evento

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) define as práticas de segurança do paciente como "processos ou estruturas que reduzem a probabilidade de eventos adversos resultantes da exposição ao sistema de cuidados de saúde através de uma variedade de doenças e procedimentos".

A elaboração do projeto, a construção, a manutenção e a gestão dos ambientes e equipamentos onde são realizados serviços de saúde têm igual responsabilidade sobre a qualidade dos serviços. Promover ambientes seguros também é um compromisso que cabe à arquitetura e a engenharia na mesma intensidade que aos profissionais de saúde cabem o direito de ter estruturas que permitam condições práticas para a segurança do paciente.

Este encontro de discussão traz três profissionais de áreas diversas (assistencial, gestão e qualidade e arquitetura para ambientes de saúde), pontuando áreas de encontro de saberes distintos, em prol da qualificação dos ambientes para conforto e segurança do paciente.

Palestrantes:

BÁRBARA CALDAS - ASPECTOS CONCEITUAIS E O PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE

Médica; Doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ); Mestre em administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (Eaesp/FGV). Membro da Área da Qualidade e Segurança do Instituto Nacional de Cardiologia do Ministério da Saúde e Assessora da Coordenação do Curso Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente da ENSP/FIOCRUZ. Autora de artigos e capítulos de livro sobre qualidade em saúde e segurança do paciente.

VICTOR GRABOIS – A SEGURANÇA DO PACIENTE E A GESTÃO HOSPITALAR

Médico; Mestre pelo IMS/UERJ.; Especialista em Gestão Hospitalar pela École Nationale de Santé Publique, França. Dirigiu instituições hospitalares federais. Trabalha na ENSP/FIOCRUZ. Foi Coordenador-Geral do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS, para o Ministério da Saúde. Coordenador-Executivo do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis/Icict/Fiocruz). Representante da Fiocruz no Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Membro do Grupo Executivo do Programa Nacional de Segurança do Paciente.

FÁBIO BITENCOURT - A SEGURANÇA E CONFORTO DO PACIENTE: A DIMENSÃO HUMANA DA ARQUITETURA

Arquiteto; Doutor em Ciências da Arquitetura e Mestre em conforto ambiental e eficiência energética (PROARQ/FAU/UFRJ). Membro do Comitê Executivo da International Federation of Hospital Engineering (IFHE) desde 2014. Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar (ABAH). Membro da International Academy for Design and Health e Leader do South American Chapter. Presidente da ABDEH (2011-2014). Professor em cursos de Pós-graduação em arquitetura, ergonomia e gestão hospitalar. Autor de livros e publicações sobre arquitetura para a saúde e ergonomia.Inscreva-se!

Compartilhe este evento