Assembleia Geral Ordinária e Eleição da Diretoria Executiva da SOBRASP Gestão 2020-2022

No dia 24 de outubro, a SOBRASP realizou sua Assembleia Geral Ordinária, via plataforma virtual, com a coordenação do Presidente Victor Grabois. Com a participação de mais de 50 associados, foi discutida a pauta composta de três itens: aprovação da indicação de cinco associados para recomposição do Conselho Deliberativo, revisão do Estatuto Social e aprovação do balanço financeiro de 2019.

Inicialmente, o Presidente expressou gratidão aos colegas dos Conselhos Deliberativo, Fiscal e Científico pelo trabalho ao longo desses anos, por seu engajamento e contribuições para a Sociedade. Destacou, também, o trabalho coletivo, multiprofissional e nacional da SOBRASP pela qualidade do cuidado e segurança do paciente.

Um momento especial da Assembleia foi dedicado à lembrança da pessoa e do profissional que foi Walter Mendes Junior, quando Victor Grabois destacou que foi ele o “grande criador deste processo” nacional para formação e implantação da SOBRASP.

O Presidente também apresentou a colaboradora Andrea Quaglio, e o trabalho fundamental que vem desenvolvendo nas áreas de comunicação e marketing da Sociedade.

Nesta Assembleia foram aprovados cinco novos membros do Conselho Deliberativo: Alexandre Glitz (engenheiro de segurança), Fabio Leite Gastal (médico), Janaína Regis Lemos Barbosa (administradora), Ricardo de Souza Kuchenbecker (médico) e Sonia Silva Ramirez (farmacêutica). Além desses, são membros do Conselho Deliberativo desde a criação da SOBRASP em 6 de dezembro de 2017: Antônio da Silva Bastos Neto (médico), Carla Ulhoa André (enfermeira), Claudia Fernanda de Lacerda Vidal (médica), Enis Donizetti Silva (médico), Heleno Costa Junior (enfermeiro), Helidea de Oliveira Lima (médica), Luis Antônio dos Santos Diego (médico), Luiza Maria Gerhardt (enfermeira), Marcelo Dehoul (enfermeiro), Mario Borges Rosa (farmacêutico), Paola Bruno de Araujo Andreoli (gestora) e Victor Grabois (médico).

A Assembleia aprovou, ainda, a proposta de reforma dos Estatutos, por uma comissão a ser especialmente constituída, e referendou a aprovação do balanço financeiro de 2019 pelo Conselho Fiscal.

No encerramento, o Presidente fez um agradecimento especial a Mario Borges Rosa, que solicitou seu desligamento da Vice Presidência por motivos de ordem pessoal, pelas importantes contribuições e por sua liderança, não só para a SOBRASP, mas também no cenário nacional e internacional da segurança do paciente.

Reunião do Conselho Deliberativo

Na sequência da Assembleia, o novo Conselho Deliberativo reuniu-se para discutir a pauta: eleição da Diretoria Executiva Gestão 2020-2022, criação da comissão para a reforma dos Estatutos e programação do planejamento estratégico.

A nova Diretoria Executiva está assim constituída: Victor Grabois, Presidente; Luiza Maria Gerhardt, Vice Presidente; Paola Bruno de Araujo Andreoli, Primeira Secretária; Luis Antônio dos Santos Diego, Segundo Secretário; Sonia Silva Ramirez, Tesoureira; Janaína Regis Lemos Barbosa, Diretora de Relações Institucionais; e Claudia Fernanda de Lacerda Vidal, Diretora Científica.

A comissão para a reforma dos Estatutos tem os seguintes integrantes: Heleno Costa Junior, Janaína Regis Lemos Barbosa, Luis Antônio dos Santos Diego, Marcelo Dehoul, Mario Borges Rosa e Paola Bruno de Araujo Andreoli, que coordenará os trabalhos.

O planejamento estratégico será feito pelo Conselho Deliberativo, sendo esta uma de suas principais atribuições, a partir de uma agenda de trabalho a ser construída em breve.