• Instagram
  • Facebook ícone social

Entendendo a COVID-19

Atualizado: há 7 dias

Educação Profissional


1. Como ocorre a transmissão da COVID-19?


Pode ocorrer por contato próximo, ao cuidar de um paciente, incluindo:

· Estar a aproximadamente 2 metros de um paciente com COVID-19 por um período prolongado de tempo.

· Ter contato direto com secreções infecciosas de um paciente com COVID-19. As secreções infecciosas podem incluir expectoração, linfa, sangue e gotículas respiratórias.

· Se ocorrer um contato próximo enquanto não estiver usando todos os EPIs recomendados, o pessoal da área de saúde poderá estar em risco de infecção.


2. Por quanto tempo o Coronavírus sobrevive em superfícies?


O vírus que causa a doença de coronavírus 2019 (COVID-19) é estável por várias horas ou dias em aerossóis e superfícies, de acordo com um novo estudo dos cientistas do National Institutes of Health, CDC, UCLA e da Universidade de Princeton, publicado no The New England Journal of Medicine.

Os cientistas descobriram que o coronavírus 2 da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2) foi detectável em aerossóis por até três horas, até quatro horas em cobre, até 24 horas em papelão e até dois a três dias em plástico e aço inoxidável. Os resultados fornecem informações importantes sobre a estabilidade do SARS-CoV-2, que causa a doença de COVID-19, e sugerem que as pessoas podem adquirir o vírus pelo ar e depois de tocar em objetos contaminados (tradução nossa).


4. Quais fluidos corporais podem transmitir a infecção?


o SARS-CoV infeccioso foi isolado a partir de amostras respiratórias, de sangue, urina e de fezes. Em contraste - Síndrome Respiratória do Oriente Médio, o MERS-CoV infeccioso viável foi isolado apenas a partir de amostras do trato respiratório. Ainda não se sabe se outros fluidos corporais não respiratórios de uma pessoa infectada, incluindo vômito, urina, leite materno ou sêmen, podem conter SARS-CoV-2 infeccioso viável.



Veja aqui outras FAQ para a segurança dos profissionais de saúde



52 visualizações