SOBRASP lança o “PLANO DE GESTÃO DO ENFRENTAMENTO A EMERGÊNCIAS”

Entrevista com Paola Andreoli, Gerente de qualidade, segurança do paciente e desfechos clínicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e Primeira Secretária da SOBRASP.


A pandemia trouxe para o campo da saúde uma infinidade de novos desafios. No intuito de auxiliar os gestores de saúde nesse momento, a SOBRASP, a partir do seu Grupo de Trabalho Plano de Enfrentamento, produziu um Plano de Gestão do Enfrentamento a Emergências. Paola Andreoli, Gerente de qualidade, segurança do paciente e desfechos clínicos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, é Primeira secretária da SOBRASP e membro do GT. Ela explica as motivações e objetivos do documento que segue no link https://bit.ly/3dpwYUT

O que motivou a elaboração do PLANO DE GESTÃO DO ENFRENTAMENTO A EMERGÊNCIAS?

A Sobrasp tem se preocupado em produzir material que possa auxiliar as equipes e gestores da saúde, à enfrentarem esse momento de incertezas e desafios. Por isso, convidou um grupo de pessoas para produzir um material que pudesse ajudar na organização dos serviços de saúde, para o melhor uso de recursos e no planejamento para os próximos passos.

Desde o início da pandemia, muita literatura foi produzida, com objetivo de auxiliar as equipes de saúde e os gestores, por meio das lições aprendidas daqueles que tiveram que enfrená-la inicialmente.

A motivação para a elaboração desse Plano de gestão do enfrentamento de emergências também foi nesse sentido. Procuramos reunir algumas renomadas publicações e relatórios sobre o tema, visando auxiliar os profissionais de saúde, na organização dos serviços para fazer frente às demandas desafiadoras que a pandemia do Cornavírus nos trouxe.

Mesmo estando em meio à crise, as equipes que estão gerindo recursos e protocolos, podem encontrar-se sem direcionamento e com pouco tempo disponível para se reorganizar e planejar.

Por essa razão, escolhemos utilizar o formato de check-list, à exemplo do que foi desenvolvido pela OMS e o CDC. Nos pareceu bastante intuitivo e de fácil consulta.

Com ele, as equipes poderão avaliar se estão preparados e se executaram os passos necessários para manter seguros o atendimento ao pacientes e os profissionais da linha de frente.


Quem são os principais beneficiários desse Plano?

Inicialmente é importante ressaltar que esse é um plano voltado para hospitais.

E, apesar do plano ter sido pensado para auxiliar os profissionais que estão gerenciando a crise, acreditamos que pode beneficiar também profissionais da linha de frente e da média gestão, no intuito de organizar seu próprio trabalho e preparar-se para a continuidade do enfrentamento.

Quais os aspectos mais importantes?

Acreditamos que os passos da ativação do plano de enfrentamento seja um dos pontos importantes do documento. Não raro, as equipes de saúde tem dificuldade para acionar os primeiros passos para enfrentar emergências e acabam por comprometer a operação, colocando pacientes e profissionais em risco.

Outro aspecto importante é a organização em tabelas por temas, que vão desde questões ligadas à assistência direta, quanto outras direcionadas à apoio e manejo de familiares e visitantes.

Na apresentação, o GT escreve que, com o documento esperam que "o Plano de Enfrentamento proposto nesse documento, possa ser útil aos serviços de saúde". O que pode ser alcançado?

Nesse primeiro momento, esperamos que o plano de enfrentamento possa ajudar as equipes e gestores de saúde a avaliarem o preparo dos serviços de saúde para se manterem preparados e continuar fazendo face à pandemia.

Em médio prazo, nossa expectativa é que o plano de enfrentamento possa compor a documentação institucional e contribuir para a maturação da capacidade institucional em reagir rapidamente e manter a resiliência da operação, minimizando o impacto nas atividades assistenciais e deixando pacientes e profissionais de saúde mais seguros.



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