I Congresso da SOBRASP - 2019
A realização do 1º Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, realizado nos dias 5, 6 e 7 de junho de 2019, no Rio de Janeiro, foi uma expressão muito importante e concreta os objetivos da SOBRASP, dois anos após a criação do Movimento pela Segurança do Paciente (MOSP), precursor da Sociedade, que mobilizou e agregou centenas de especialistas, profissionais, pesquisadores e gestores para juntos contribuírem para tornar a Segurança do Paciente um direito básico de saúde.
O Congresso foi marcado pelas ideias-força de excelência e compartilhamento, contou com a proficiência de renomados palestrantes nacionais e internacionais, e com a intensidade e riqueza da participação dos congressistas.
As Comissões Científica e Organizadora foram compostas por parte das lideranças reconhecidas na área, seja na pesquisa, na gestão, no ensino ou na divulgação de evidências científicas. A dinâmica do Congresso combinou a difusão do conhecimento de ponta e o intercâmbio de experiências entre os profissionais e as instituições de saúde brasileiras no campo da Qualidade do Cuidado e da Segurança do Paciente.
O 1º Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente teve como tema central - a Segurança do Paciente como direito: reduzir riscos com a contribuição de todos. As trilhas do Congresso foram:
(1) Segurança do paciente como política pública de saúde;
(2) Soluções e inovações para a qualidade do cuidado e segurança do paciente no sistema de saúde;
(3) Cuidado centrado nas pessoas: engajamento dos pacientes, familiares e comunidade;
(4) Cultura de segurança do paciente nos serviços de saúde e na sociedade;
(5) Educação e pesquisa para a qualidade do cuidado e segurança do paciente. As atividades propostas para o Congresso incluem conferências magnas, mesas redondas, painéis, rodas de conversas, oficinas interativas e workshops.
Estimulamos a participação multiprofissional: médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, odontólogos, psicólogos, assistentes sociais, administradores, engenheiros clínicos e hospitalares, e gestores de saúde em todos os níveis e pontos de atenção, além de profissionais interessados no assunto, tais como vinculados ao Ministério Público e Judiciário, profissionais de mídia e geração de conteúdos. Contamos também com as representações de pacientes e do controle social, trazendo experiências significativas para um cuidado mais centrado nas pessoas. Por fim, tivemos o debate visando a geração de inovações voltadas à Segurança do Paciente com a indústria de informação, tecnologia, equipamentos, sistemas, medicamentos e insumos.
Baixe aqui os Anais do Congresso: https://bit.ly/2I5QFXa