Caso o trabalho seja aprovado, para garantir a sua inclusão na programação do evento, o relator deverá realizar o pagamento
até o dia 14 de setembro de 2024.
REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS DO III CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA A QUALIDADE DE CUIDADO E SEGURANÇA DO PACIENTE – SOBRASP
I. APRESENTAÇÃO
O III CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA A QUALIDADE DE CUIDADO E SEGURANÇA DO PACIENTE (SOBRASP) ocorrerá no período de 7 a 9 de novembro de 2024 no formato presencial.
I.1. Os trabalhos deverão ser submetidos exclusivamente por meio eletrônico pelo site do evento https://www.sobrasp.org.br/evento.php?evento=76 até o dia 15 de julho de 2024. Prorrogado para 28 de agosto de 2024.
I.2. A Organização do Congresso considera o primeiro autor como relator, ou seja, aquele que fará a apresentação do trabalho científico. Na impossibilidade do relator, um dos demais autores, devidamente inscrito, poderá apresentar o trabalho.
I.3. Para envio do trabalho científico, o relator deverá estar inscrito no Congresso. Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e / ou submissão dos resumos. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, para garantir a sua inclusão na programação do evento, o relator deverá realizar o pagamento até o dia 14 de setembro de 2024.
I.4. Se o relator não efetuar a inscrição no Congresso, a responsabilidade pelo trabalho deverá ser transferida para um coautor que esteja com a taxa de inscrição paga, por meio de mensagem para o e-mail
congressosobrasp@interevent.com.br até o dia 14 de setembro de 2024.
I.5. Cada resumo de trabalho científico poderá ter, no máximo, 6 (seis) autores (o relator e cinco coautores).
I.6. Os resumos de trabalhos científicos serão aceitos ou recusados, não havendo retorno ao autor para correções. Assim, sugere-se que os resumos tenham passado por revisão gramatical e ortográfica e estejam de acordo com as normas estabelecidas.
I.7. Certifique-se de que o e-mail informado no momento da submissão do trabalho e na inscrição esteja correto, pois todas as informações serão veiculadas por meio dele. Recomenda-se a verificação, também, na caixa de spam.
I.8. Não será possível fazer qualquer alteração no trabalho após a submissão. Certifique-se que os nomes dos autores estão completos, com a grafia correta, etc.
I.9. A relação dos resumos aprovados, a serem apresentados oralmente ou expostos na modalidade de poster, estará disponível no site do evento até o dia 05 de setembro de 2024. Prorrogado para 13 de setembro de 2024.
I.10 O prazo para envio do e-pôster aprovado é 30 de outubro de 2024 para o e-mail congressosobrasp@interevent.com.br.
I.11 Os relatores dos trabalhos selecionados para apresentação oral deverão entregar os arquivos na mídia desk no dia anterior à apresentação.
I.12. Serão aceitos relatos de experiências exitosas, pesquisas, incluindo de natureza teórica, trabalhos de conclusão de curso de graduação e pós-graduação stricto sensu, dissertações de mestrado e teses de doutorado que guardem relação com o tema central do congresso e seus desdobramentos. Não serão aceitos projetos de pesquisa, resumos de revisões bibliográficas narrativas e reflexões.
II. TEMAS PARA ENVIO DE RESUMOS
OS TRABALHOS DEVERÃO SER SUBMETIDOS CONFORME AS QUATRO ÁREAS TEMÁTICAS A SEGUIR:
- Trilha 1 – Qualidade e segurança para a sustentabilidade do sistema de saúde.
- Trilha 2 – Governança e saúde digital.
- Trilha 3 – Experiência humana e cuidado centrado no paciente.
- Trilha 4 – Cuidado das populações vulnerabilizadas e equidade.
II.1 Os autores poderão escolher a Trilha para classificação do trabalho, porém, a mesma poderá ser reclassificada pela Comissão Científica do Congresso.
III. CATEGORIAS DOS RESUMOS
III.1 Pesquisa Científica sobre Qualidade do Cuidado de Saúde e Segurança do Paciente; e
III.2 Experiências Exitosas em Qualidade do Cuidado de Saúde e Segurança do Paciente.
IV. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS PARA E-POSTER E APRESENTAÇÃO ORAL DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
IV.1 DEVERÃO SER SUBMETIDOS PARA AVALIAÇÃO CONTENDO A FORMATAÇÃO E OS SEGUINTES ELEMENTOS:
- Título
Deve identificar com clareza a natureza do trabalho, ser escrito em letras maiúsculas e não utilizar abreviações. No máximo 15 palavras.
- Autores
IMPORTANTE: Apenas aqueles que participaram diretamente da pesquisa ou da elaboração do trabalho e, portanto, em condições de assumir responsabilidade pública pelo seu conteúdo, podem ser listados como autores.
- Instituição
Instituição a qual se encontram vinculados os autores e e-mail do relator.
- Corpo do Texto
Escrito de acordo com a norma culta, em parágrafo único e com a nova ortografia da língua portuguesa. Com 2400 caracteres incluindo os espaços.
Deve conter obrigatoriamente:
1. Pesquisa Científica
Introdução: apresentação do assunto e justificativa do estudo.
Objetivo: objetivo geral do trabalho.
Método: descrição dos procedimentos empregados para a realização da pesquisa, local, amostra/participantes, análise dos dados, entre outros aspectos que o(s) autor(es) considerar(em) necessário, ou marco teórico de referência. Não inserir figuras, gráficos ou tabelas. Inserir no resumo o número do parecer de aprovação pelo comitê de ética em pesquisa, se for o caso.
Resultados: detalhes dos principais resultados obtidos no estudo. Opcional para resumos que façam uso de marco teórico de referência.
Discussão: discussão dos resultados comparados com os encontrados na literatura (OPCIONAL).
Conclusão: resposta ao objetivo do estudo e recomendações, se for o caso.
Descritores: Indicar 3 (três) de acordo com o DeCS, separados por ponto e vírgula e iniciar em letras maiúsculas.
Existência de financiamentos
(informar agência/ órgão financiador), parcerias e conflitos de interesse.
2. Experiência Exitosa:
Introdução: apresentação e justificativa da proposta.
Problema: situação/evento que levou à proposta
Soluções implantadas: desenvolvimento, incluindo período de realização, local, participantes envolvidos, técnicas adotadas.
Resultados: alcance dos objetivos, dificuldades encontradas.
Lições aprendidas
Contribuições para a Segurança do Paciente e ou Qualidade do Cuidado.
Descritores: Indicar 3 (três) de acordo com o DeCS, separados por ponto e vírgula e iniciar em letras maiúsculas.
Existência de financiamentos
(informar agência/ órgão financiador), parcerias e conflitos de interesse.
IV.2 Trabalhos fora das normas serão eliminados.
V. LIMITE DE RESUMOS POR PARTICIPANTE
Cada participante poderá submeter, no máximo, dois resumos vinculados à sua inscrição (como relator), ainda que não haja limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes.
VI. MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO
- E-Poster
- Apresentação oral
VI.1 A modalidade de apresentação do trabalho será determinada pela Comissão Científica do Congresso.
VI.2 DA ELABORAÇÃO DE E-POSTER
A elaboração do e-pôster deverá seguir rigorosamente as seguintes instruções:
- Formato e Arquivo:
• Elaborar o slide em formato 16:9 (Widescreen); dimensoes 25,4 cm x 14,28 cm, orientação retrato;
• Enviar o arquivo em formato JPEG.
• Nomeie o arquivo com P- + nome do primeiro autor + código do trabalho: exemplo “P-souza26.jpg”
• Baixe o modelo: TEMPLATE E-POSTER
- Fonte e Legibilidade:
• Fonte: Arial
• Texto: tamanho mínimo de 9 e máximo de 13 pts.
• Título: tamanho mínimo de 17 e máximo de 21 pts.
• Todos os elementos devem estar legíveis a uma distância de 1,5 metros.
- Estrutura do Conteúdo:
• Centralizar o título no topo do slide, seguido pelos nomes dos autores e a instituição.
• A estrutura do trabalho científico deve conter: Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Discussão, Conclusões e principais Referências Bibliográficas.
• Recomenda-se apresentar algumas informações em formas de gráficos, figuras e tabelas, evitando textos longos e facilitando a compreensão rápida pelo leitor, tornando o e-pôster mais atrativo para os participantes do congresso.
- Conformidade:
• Trabalhos que não seguirem as normas serão eliminados.
VI.3 DA APRESENTAÇÃO DO E-POSTER
- Cada trabalho terá cinco minutos para apresentação.
- Após a apresentação, o membro avaliador, designado pela Comissão Científica, realizará breve comentário sobre o conteúdo e apresentação, durante um minuto.
VI.4 DA APRESENTAÇÃO ORAL
- Formato e Arquivo:
• Elaborar a apresentação no formato eletrônico com no máximo 6 slides.
• Enviar o arquivo em formato PDF
• Nomeie o arquivo com A-+ nome do primeiro autor + código do trabalho: exemplo “A-alves78”.pdf
• Baixe o modelo: TEMPLATE APRESENTAÇÃO
- Duração e Estrutura:
• Cada trabalho terá seis minutos para apresentação.
• Após as apresentações, haverá um debate com os respectivos autores , durante três minutos, mediado por membros da comissão de avaliação designados pela Comissão Científica.
• A duração total da apresentação e debate será de nove minutos para cada um dos trabalhos / experiências exitosas apresentados.
VII. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS
VII.1 Os trabalhos científicos serão avaliados por profissionais com reconhecida capacidade técnico-científica nas áreas relacionadas à pesquisa em segurança do paciente e qualidade do cuidado, designados pela Comissão Científica do Congresso.
VII.2 Os avaliadores realizarão análise cega dos trabalhos, não tendo acesso aos nomes dos autores ou instituição de origem do trabalho.
VIII. CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO NOS ANAIS
VIII.1 Será disponibilizado on-line (no site do evento, na área restrita do relator do resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores.
VIII.2 Certificados de apresentação de trabalho serão disponibilizados on-line (na área restrita do relator do trabalho), no site do congresso, em até 30 dias após o evento.
VIII.3 Os Anais do SOBRASP2024 serão disponibilizados no site do congresso até o final do mês de janeiro de 2025. O arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita. Apenas os trabalhos aprovados farão parte da publicação.
VIII.4 Não será possível fazer qualquer alteração nos trabalhos/autores após a publicação dos Anais.
IX. CONFLITO DE INTERESSES
Os princípios da SOBRASP incluem o comprometimento com práticas éticas e transparentes. Casos de conflito de interesse deverão ser descritos no rodapé do e-pôster ou no final da apresentação oral.
X. PRAZOS E DATAS IMPORTANTES
X.1 Data limite para envio de resumos: 15 de julho de 2024. Prorrogado para 28 de agosto de 2024.
X.2 Divulgação do resultado da avaliação: até 05 de setembro de 2024. Prorrogado para 13 de setembro de 2024.
X.3 Prazo para pagamento da taxa de inscrição para os relatores: 14 de setembro de 2024.
X.4 Prazo para envio dos e-pôsteres: 30 de outubro de 2024 para o e-mail congressosobrasp@interevent.com.br
X.5 Prazo para entrega do arquivo com o trabalho para apresentação oral: no dia anterior à apresentação, para a mídia desk.
XI. FORMULÁRIO PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS
(acesso pelo site do Congresso https://www.sobrasp.org.br/evento.php?evento=76)
Para submeter trabalhos ao processo de avaliação, você deverá acessar o menu restrito "Meus Trabalhos". Caso você não esteja visualizando este menu, é porque ainda não foi reconhecido pelo sistema. Neste caso, proceda conforme as seguintes instruções:
- Novo usuário
Se você ainda não fez sua inscrição no evento, acesse o menu "Inscrições" e preencha o formulário ao final da página. Lembre-se de ler atentamente as informações contidas nesta página antes de proceder com o cadastro. Ao finalizar o envio do formulário, acesse sua área restrita para que você encontre o menu "Meus Trabalhos", mencionado acima.
- Usuário já cadastrado
Se você já efetuou sua inscrição, basta acessar sua área restrita, informando o login e a senha correspondentes. O login e a senha foram preenchidos por você no momento da inscrição. Caso tenha se esquecido de seus dados de acesso, clique no botão "Lembrar senha".
Encontrando maiores dificuldades, entre em contato conosco pelo e-mail congressosobrasp@interevent.com.br ou pelo WhatsApp da Produtora Interevent para atendimento (21) 97176-2483.