Núcleo de Pesquisa da SOBRASP

O Núcleo de Pesquisa da SOBRASP integra a DIRETORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO DA SOBRASP, cujos objetivos precípuos são a promoção da pesquisa em qualidade do cuidado, segurança do paciente e temas afins, a divulgação da produção científica sobre a temática, bem como a contribuição com a formulação e o aprimoramento de políticas públicas por meio de aportes científicos.

O Núcleo de Pesquisa da SOBRASP congrega associados que possuem experiência em pesquisa em qualidade do cuidado, segurança do paciente e temas afins e se dedicam a torná-la acessível para toda a sociedade brasileira.

Caso você tenha interesse em integrar o Núcleo de Pesquisa da SOBRASP, envie uma mensagem para nós: diretoriapesquisa@gmail.com.

QUEM SOMOS

Carolina Diniz Bolzan de Oliveira

Graduada em Enfermagem. Especialista em Auditoria e Mecanismos de Regulação em Saúde pela Fundação Unimed e em Acreditação: qualidade no serviço de saúde pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, MBA em Inovação, Gestão e Serviços de Saúde pela PUCRS, MBA de Gestão Ágil pela Universidade Mindmaster, Certificação em Governança Clínica e do Cuidado pelo CBEXS, cursando a Especialização em Direito do Paciente pelo IBDPAC e Especialização em Saúde Coletiva com área de concentração em Saúde Digital pela Universidade Federal da Bahia. Membro do Observatório dos Direitos do Paciente da UnB. Associada e Membro do Núcleo de Pesquisa da SOBRASP. Associada IBDPAC. Enfermeira referência técnica na Coordenação de Planejamento da Gerência da Rede Ambulatorial Especializada da PBH e Mentora em Segurança do Paciente.

Cristina Ortiz

Pediatra, Neonatologista e Intensivista Pediátrica. Especialista em Dor pela UFSCar. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal Fluminense. Doutora em Epidemiologia pela Universidade do estado do Rio de Janeiro. Pós-doutorado pelo Programa de Bioética da UnB. Docente e Pesquisadora do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente Permanente e Vice coordenadora do Programa de Pós-graduação em Gestão da Clínica da UFSCar. Vice coordenadora da residência Médica em Pediatria da UFSCar. Membro do Conselho Científico, do Grupo Temático de Pediatria e do Núcleo de Pesquisa da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente. Coordenadora do Centro de Empatia no Cuidado em saúde do Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq NeEPePe-Núcleo de Estudos de Epidemiologia Aplicada à Saúde Perinatal, Neonatal e Pediátrica. Membro da La Cause des Bébés Brasil. Membro da Comissão Executiva do Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Pediatria. Membro do Corpo editorial da Revista Residência Pediátrica.

Marcia Mocellin

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). É doutora em Ciências em Gastroenterologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), cuja tese versa sobre Processo de Consentimento. Possui pós-doutorado em Bioética pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Atualmente é Assessora da Diretoria de Pesquisa do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). É membro do Programa de Gestão da Qualidade e Informação em Saúde (Qualis), do Programa de Aids e do Comitê de Diversidade, Equidade e Inclusão do HCPA. É Secretária Executiva da Redbioética - UNESCO. Foi membro do Comitê de Bioética Clínica do HCPA e docente no Programa de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Disciplina Bioética, Diversidade e Gênero) por vários anos. Tem experiência nas áreas de Bioética Clínica, Ética em Pesquisa e Bioética Social. Estuda também os temas Bioética, Laicidade e Diversidade; Interculturalidade em Saúde; e Bioética, Cultura e Sociedade.

Priscila Rosseto

Graduação em Enfermagem - Universidade São Camilo. Graduanda em Direito - PUC SP. MBA Gestão Executiva em Saúde – FGV. Direto Hospitalar - IBDPAC (Instituto Brasileiro de Direito do Paciente). Especialização em Direto do Paciente - IBDPAC- em curso. Especialização em Gestão da Qualidade em Saúde - Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Especialista em Melhoria – IHI (Institute Healthcare Improvement). Habilitação em Disaster Management Emergency Preparedness (DMEP - The American College of Surgeons). Yellow Belt em VBHC - Value-Based Health Care. Alumni Executive Program - Singularity University Brasil

Ruth de Souza

Professora Adjunta de Enfermagem do eixo Médico-cirúrgica do Campus UFRJ- Macaé, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) (2024). Mestre em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2014). Especialização em Terapia Intensiva na modalidade de Residência pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2012). Graduação e Licenciatura em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) (2009). Foi Oficial do Quadro de Saúde da Marinha do Brasil, tendo atuado no Hospital Naval Marcílio Dias na área assistencial em Clínica médica e Unidade de Terapia Intensiva. Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão do Conhecimento em Saúde e Enfermagem (GPConexus - UFRJ). Membro do grupo de pesquisa de Simulação realística como tecnologia de capacitação na documentação clínica de enfermagem (UFRJ). Membro da Comissão de Ensino, Extensão e Pesquisa de Enfermagem em Qualidade e Segurança do Paciente - COPEQS da Associação Brasileira de Enfermagem, sede Rio de Janeiro (ABEN-RJ). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde do adulto, atuando principalmente na área de Enfermagem em Terapia Intensiva e Segurança do Paciente.

Zenewton Gama

Professor associado do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com atuação nas áreas de política, planejamento e gestão em saúde. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível 1D) na área da Saúde Coletiva.
Lidera o grupo de pesquisa CNPq/UFRN QualiSaúde – Qualidade em Serviços de Saúde, que desenvolve projetos em colaboração com a Universidad de Murcia (Espanha), o Instituto Nacional de Salud Pública (México) e o Ariadne Labs (Estados Unidos). Atua como editor acadêmico da revista científica PLOS ONE. Suas pesquisas utilizam métodos mistos e têm como foco a implementação de evidências científicas e inovações nos serviços de saúde, com ênfase em estratégias regulatórias voltadas à redução de riscos e à melhoria da qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
Ministra disciplinas nos cursos de graduação em Saúde Coletiva e Medicina, além de atuar como docente permanente no Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (QualiSaúde) e no Doutorado em Saúde Coletiva (PPGSCol).
Na área de extensão, integra a Comissão de Apoio às Ações de Vigilância Sanitária para a Segurança do Paciente em Serviços de Saúde (COVISS), vinculada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Entre 2024 e 2025, atua também como Associate Faculty do Ariadne Labs, centro de inovação em saúde vinculado à Harvard T.H. Chan School of Public Health (EUA), contribuindo com projetos estratégicos em saúde global.
Sua formação acadêmica inclui graduação em Fisioterapia pela UFRN, mestrado e doutorado pela Universidad de Murcia (Espanha) e pós-doutorado no Ariadne Labs.
Benefícios SOBRASP

Benefícios SOBRASP

Ao associar-se você obtém

  • Acesso a webinares e aulas na área do assoiado no site da SOBRASP
  • Inscreva-se gratuitamente em eventos realizados pela SOBRASP como simpósios e cursos
  • Acessar valores especiais para inscrição no SOBRASP 2026
  • Receber descontos na inscrição em eventos realizados por parceiros em parceria com a SOBRASP
  • Participar dos Grupos Temáticos de Trabalho e de suas produções
  • Participar da Comissão Organizadora do Dia Mundial da Segurança do Paciente
  • Votar e ser votado nas eleições para a Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo
  • Ser membro de comissões dos Congressos da SOBRASP
  • Integrar a Comissão Organizadora da Campanha Abril pela Segurança do Paciente

Contato

Redes Sociais