COVID-19


Coletânea Covid-19 da SBA

Mensagem da SBA


A SBA, a exemplo da grande maioria das instituições e dos próprios indivíduos, aprendeu muito com a pandemia. Foram diversos os tipos de aprendizado: científico, técnico, prática assistencial etc. Entretanto, talvez o mais importante tenha sido o aprendizado de que “podemos muito” quando unimos forças para o desenvolvimento de um bem comum e tentar solucionar um problema de todos.

Nesses dois últimos anos, desde quando a Covid-19 foi elevada ao estado de pandemia, as diretorias da SBA que se seguiram, lograram mobilizar centenas de colegas anestesiologistas de todo o país, e até do estrangeiro, para a tarefa de compartilhar conhecimento e experiências. A mobilização foi vasta e proporcionou um cabedal de informações utilíssimas para a prática assistencial e o cuidado dos pacientes acometidos pelo SARS-CoV2.

Todos os materiais elaborados com esse objetivo têm a oportunidade, − nesse momento de almejada ultimação da pandemia em nosso país −, de ser apresentado aos nossos associados na forma de um e-book, a Coletânea Covid-19, no qual foram organizados de tal maneira que se pode consultar de modo mais acessível. Outro objetivo deste compilado de saberes é permitir que as gerações vindouras tenham um registro desse momento tão desafiador.

A Coletânea está sendo apresentada em dois tomos. O primeiro, que será lançado no mês de dezembro, contém as principais medidas e ações que foram realizadas em 2020, as quais, pode-se afirmar com muita segurança, muito diferiram daquelas realizadas em 2021, que estão arroladas no tomo II da Coletânea que será disponibilizada no mês de janeiro de 2022.

A bem da verdade, por justiça, a obra não é capaz de denominar todos aqueles que, de alguma forma contribuíram para esse relevante trabalho que foi o enfrentamento à pandemia. Assim, aqueles que foram involuntariamente omitidos nas citações, já são apresentadas as mais sinceras desculpas.

Acesse aqui a Coletânea SBA COVID - Tomo I

Dashboard Mundial da COVID-19

Confira o painel de dados sobre a COVID-19 no mundo, incluindo casos, doses e vacinação, do Centro para Ciência de Sistemas e Engenharia (CSSE) da Universidade Johns Hopkins (JHU).

https://www.arcgis.com/apps/dashboards/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6


LETALIDADE POR COVID-19 NO RIO ESTÁ ACIMA DA MÉDIA MUNDIAL

Isso significa dizer que, na média, a cada nove pacientes infectados por Covid-19 na cidade, um vai morrer. Para efeito de comparação, a taxa de letalidade do Brasil é de apenas 3,7%, compatível com a taxa mundial, de 3,3%. Ou seja, a cidade do Rio de Janeiro está com um índice de infectados mortos quase três vezes maior do que as médias brasileira e mundial.

Veja matéria completa em https://agencia.fiocruz.br/letalidade-por-covid-19-no-rio-esta-acima-da-media-mundial

ANVISA: SOBRE A COVID-19, PAINÉIS MOSTRAM MONITORAMENTO DE PRODUTOS

Por meio de plataformas de Business Intelligence (BI), são divulgados os resultados do monitoramento desses produtos e de testes de diagnóstico para Covid-19.

Veja matéria completa - CLIQUE AQUI

TROCA DE EXPERIÊNCIA EM POLITICAS PÚBLICAS E GESTÃO É RESPOSTA EFICIENTE À COVID-19

O Maranhão, em parceria com Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), iniciou na segunda-feira (24) ação para conhecer as políticas locais de enfrentamento à COVID-19.

Veja matéria no site da ONU em

https://nacoesunidas.org/com-apoio-da-opas-municipios-do-maranhao-trocam-experiencias-de-resposta-a-covid-19/

OPAS PEDE AOS PAÍSES QUE GARANTAM CONTROLE PRÉ-NATAL A GESTANTES DEVIDO AO RISCO DE COVID-19 GRAVE

“Estudos e resultados de vigilância da COVID-19 publicados recentemente indicaram um maior risco de a mulher gravida apresentar a forma grave da COVID-19 e, consequentemente, de serem hospitalizadas e em unidades de terapia intensiva”, advertiu um novo alerta epidemiológica da OPAS publicado nesta semana.

Veja matéria completa em https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6256:opas-pede-aos-paises-que-garantam-controle-pre-natal-a-gestantes-devido-ao-risco-de-covid-19-grave&Itemid=820

ANVISA orienta sobre Covid-19 nos serviços de saúde

A Nota Técnica 07/2020 traz "ORIENTAÇÕES PARA PREVENÇÃO E VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DAS INFECÇÕES POR SARS-CoV-2 (COVID-19) DENTRO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE".

Veja documento completo em http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271858/NOTA+TÉCNICA+-GIMS-GGTES-ANVISA+Nº+07-2020/f487f506-1eba-451f-bccd-06b8f1b0fed6

Rede de Bibliotecas da Fiocuz reúne artigos científicos sobre Covid-19

O tema da primeira edição é Covid-19 e os profissionais de saúde: Impactos na saúde física e mental dos profissionais de saúde no enfrentamento da doença.

Leia materia completa em https://agencia.fiocruz.br/rede-de-bibliotecas-da-fiocuz-lanca-boletim-bibliocovid.

Victor Grabois, concede entrevista à Globonews sobre a marca de 100 mil óbitos por COVID-19


‘Mensagens contraditórias sobre distanciamento explicam tantas mortes’, diz pesquisador da Fiocruz e presidente da SOBRASP.

Veja a entrevista em http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/videos/v/mensagens-contraditorias-sobre-distanciamento-explicam-tantas-mortes-diz-pesquisador/8763485/

Iniciativas e mudanças no Hospital das Clínicas de São Paulo para o enfrentamento da COVID-19

Vanusa Barbosa Pinto, diretora da divisão de Farmácia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP comenta as adaptações que a equipe precisou fazer para otimizar a mão de obra e os insumos nesse período. Veja entrevista realizada para o Conselho Federal de Farmácia em https://www.cff.org.br/noticia.php?id=5936

Planejamento e gestão no Hospital das Clínicas de Porto Alegre mostram bons resultados em unidade pública de referência para COVID-19


Uma série de medidas no inicio da pandemia garantiram ótimos resultados na solução de vários problemas enfrentados pelas unidades públicas de saúde no país. O HCPA apresenta índices baixos de infecção de profissionais, alta resolutibilidade de pacientes internados, fluxo satisfatorio para atender pacientes com demais enfermidades e outros quesitos alcançados. Veja abaixo, a entrevista completa com o Médico infectologista Rodrigo Pires dos Santos,  Coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, e membro do Conselho Científico da SOBRASP.

https://www.sobrasp.org.br/post/planejamento-e-gest%C3%A3o-no-hc-de-porto-alegre-mostram-bons-resultados-em-unidade-p%C3%BAblica-de-refer%C3%AAncia

ONU: Conheça 14 propostas inovadoras que poderão minimizar o impacto da COVID-19 no Brasil

"Plataforma Desafios" aponta soluções com critérios de facilidade de implementação, impacto, eficiência e viabilidade jurídica e econômica.

As propostas dirigidas às empresas e instituições englobam gestão hospitalar, aplicativos gratuitos e outros produtos e serviços.

Veja matéria completa em https://nacoesunidas.org/conheca-14-propostas-inovadoras-que-poderao-minimizar-o-impacto-da-covid-19-no-brasil/.

UFPel e a maior pesquisa do planeta sobre COVID-19

Leia como a UFPel realizou a maior pesquisa realizada no mundo sobre a disseminação da COVID-19, mesmo com dificuldades financeiras e obstáculos políticos.

Matéria completa em https://www.matinaljornalismo.com.br/parentese/reportagem/um-clarao-nas-trevas/

Artigos de COVID-19 e Segurança do Paciente para Pediatria

Confira a biblioteca de artigos sobre COVID-19 disponíveis no site da "Paediatric International Patient Safety and Quality Community (PIPSQC)".

http://www.pipsqc.org/RESOURCES/COVID-19-AND-PATIENT-SAFETY

Webinar da WONCA de Qualidade e Segurança do Paciente


Educação Profissional - Webinar de 24-Mai que aborda organização da equipe, uso seguro de medicamentos, telemedicina, apoio comunitário e questões de saúde pública, apoio aos profissionais de saúde, e gestão da qualidade. Assista ao webinar completo https://bit.ly/2LVbIKL

Nota sobre o uso da cloroquina/ hidroxicloroquina para o tratamento da COVID-19

Educação Profissional. Educação do Paciente.
Leia a nota completa: https://bit.ly/3eaPGzP

Recomendações de Segurança do Paciente ISQUA para a COVID-19


Educação Profissional - Recomendações da ISQUA a partir de Lições da experiencia italiana com base em relatórios e perguntas enviadas aos Gestores de Riscos Clínicos da Rede Italiana de Segurança Sanitária (INSH) por médicos que trabalham na linha de frente do sistema de saúde. As recomendações aqui foram desenvolvidas com base em uma série de recomendações que se referem a documentos e artigos publicados por instituições e sociedades científicas italianas e internacionais. https://bit.ly/3c9bVoR

Conselhos OMS sobre o uso racional de EPIs na COVID-19 e em situações de escassez


Educação Profissional – Um resumo das recomendações da Organização Mundial de Saúde para o uso racional EPIs na saúde e no atendimento domiciliar, bem como durante o manuseio de carga; e também uma avaliação da atual perturbação da cadeia de suprimentos e tomada de decisão durante uma grave escassez de EPI.   Leia o documento completo em https://bit.ly/2RpHy5k

Video AMIB COVID-19 de Desparamentação



Educação Profissional - Video tutorial da AMIB para você verificar se está aplicando o processo de desparamentação de maneira adequada. Veja este vídeo e saiba como fazer isso de maneira segura: https://bit.ly/3c1l7LO

Evolução da COVID-19 de acordo com diferentes sintomas

Nota Técnica FIOCRUZ sobre Cloroquina


Educação Profissional - Nota Técnica da Fiocruz sobre a cloroquina, abordando a farmacologia da droga, interações medicamentosas, margem de segurança; indicações e contraindicações e outros pontos importantes. Leia a Nota Técnica completa https://bit.ly/2RkTDZO

Diretrizes Ténicas da OPAS/OMS



Educação Profissional - Diretrizes técnicas da Organização Pan-Americana da Saúde/ OMS para a COIVD-19 incluindo biosegurança, diretrizes laboratoriais, emergência, pré-hospitalar, prevenção de infecção, comunicação e muito mais. Veja os conteúdos em https://bit.ly/3e6C7lO

Conselhos OMS sobre o uso de máscaras na COVID-19


Educação Profissional - Recomendações da Organização Mundial de Saúde sobre o uso de máscaras pela população, saúde pública e profissionais de prevenção e controle de infecção, gestores de assistência médica, profissionais de saúde e agentes de saúde durante o atendimento domiciliar e em serviços de saúde na COVID-19. Recomendações completas https://bit.ly/2y2Iwh2

Video aulas sobre Coronavírus


Educação de pacientes - O Ministério da Saúde lançou uma campanha sobre a COVID-19 com cartazes e vídeos para educar a população em geral sobre como prevenir e se comunicar com o sistema de saúde.

Veja em https://bit.ly/2R5dhZl

SBP Nota de Alerta: COVID-19 em crianças: envolvimento respiratório


Educação Profissional - Nota de Alerta do Departamento Científico de Pneumologia da Sociedade Brasileira de Pediatria que visa contribuir para o atendimento de crianças com COVID-19.

Leia Nota de Alerta https://bit.ly/2RaqiB3

A SOBRASP

Nossa Missão
Influenciar e integrar pessoas e organizações em prol da qualidade do cuidado e segurança do paciente, promovendo uma abordagem sistêmica de natureza multiprofissional.

Nossa Visão
Transformar, de forma inovadora, os cuidados em saúde fortalecendo sua qualidade e a cultura da segurança do paciente enquanto elementos essenciais da saúde da população brasileira.

Nossos Valores

  • Colaboração
  • Transparência
  • Integridade+
  • Cuidado centrado na pessoa
  • Inovação

Victor Grabois
Atual Presidente

Contato

Imprensa

Redes Sociais

         

Parcerias

  • Elsevier
  • REBRAENSP
  • Proqualis
  • SBA